sexta-feira, 10 de outubro de 2008

7 -


















A história do computador, ao contrário de que muitos podem imaginar, tem seu ínicio há muito tempo atrás, desde quando o homem descobriu que somente os dedos, ou com pedras e gravetos, não dava mais fazer cálculos...



Então foi criado, há aproximadamente 4.000 a.C., um aparelho muito simples por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliaram nos cálculos. Esse aparelho era chamado de ÁBACO - palvra de origem fenicia.




O próximo foi em 1642, ocorreu quando um francês de 18 anos, de nome Blaise Pascal, iventou pela primeira máquina de somar: PASCALINA,




Por volta de 1671 na Alemanha, Gottfried Leibnitz inventou uma máquina muito parecida com a Pascalina, que efectuava cálculos de multiplicação e divisão, chamada Calculadora de Leibnitz.





Em 1802, na França, Joseph Marie Jacquard, passou a utilizar Cartões Perfurados para controlar suas máquinas de tear e automatizá-las. Chama-se Tear de Jacquard




No ínicio do século XIX, foi desenvolvido por um cientista inglês chamado Chaarles Babbage uma máquina diferencial que permitia cálculos como funções trigrométricas e logaritmas, utilizando os cartões de Jacquard.



Já em 1834, desenvolveu uma máquina analítica capaz de executar as 4 operações ( somar, subtrair, multiplicar, e dividir), armezenar dados em uma memória (de até 1.000 números de 50 digitos) e imprimir resultados.




Já no ano de 1890, Hermann Hollerith,fez a tabuladora Hollerith, tabulava estatisticas com cartões perfurados.


Em 1944, o primeiro computador electromecânico, possui o nome MARK , era controlado por programa e usava o sistema decimal.

Sem comentários: